Oito razões para investir na redução dos custos de produção
Algumas óbvias, outras nem tanto. Vejamos oito razões para investir na redução de custos:
1. Sobrevivência
Se uma indústria precisa manter foco na sobrevivência já pode estar passando da hora de rever as questões que a fizeram estar diante desta situação.
2. Competitividade
Com a redução de custos, é possível promover a redução de preços, aumentando a competitividade.
3. Lucro
O principal objetivo de uma indústria deveria ser produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível. Muitas indústrias esquecem de concentrar seus esforços para manter uma excelência no “baixo custo”, reduzindo sua margem de lucro silenciosamente ao longo do tempo com ampliação dos custos produtivos e administrativos por não conseguir analisar as variáveis envolvidas nos custos de produção.
4. ROI
O ROI (Return On Invesment) é a relação entre o capital ganho e o capital investido. A regra é simples: para cada X reais investidos na redução de custos, espera-se uma economia no processo de industrialização de Y.
5. Eficiência
Uma indústria eficiente é aquela que maximiza o uso dos seus recursos, minimiza suas perdas conseguindo disponibilizar ao mercado produtos de qualidade com preços competitivos dentro de prazos adequados.
6. Qualidade
Muitas indústrias fazem grandes investimentos no desenvolvimento das embalagens dos seus produtos para que a qualidade aparente seja avaliada antes até mesmo antes da aquisição do produto.
A redução de custos possibilita destinar parte da economia para melhoria da qualidade dos produtos.
7. Valor
O valor está associado à relação que aquele produto tem com seu consumidor enquanto o preço é uma forma de mensurar sua equivalência financeira.
A redução do custo produtivo faz com que o consumidor “desista” de buscar alternativas ou outros produtos com valor semelhante por preço inferior ou equivalente.
8. Hábito
O hábito de investir tempo e capital na redução de custos deve ser regra na gestão industrial. Bons hábitos resultam em ótimos resultados. Maus hábitos resultam em perdas, retrabalho, atrasos e, consequentemente, no aumento de custos.
Anderson Moraes